Login

Com a ptCommerce, criar uma loja online elegante e funcional é fácil

Já deu uma vista de olhos ao website da ptCommerce e pretende abreviar o processo de criar uma loja online com o PrestaShop entrando em contacto connosco?
Teremos muito gosto em falar consigo. Conhecer o seu projeto e responder ás suas questões.

Pontos fortes das lojas online PrestaShop

As várias soluções disponíveis para criar lojas online em código aberto tem diferenças. Quer na forma como a sua programação está feita, quer nas funcionalidades, ou características que disponibilizam de base, quer na quantidade de módulos extra que disponibilizam, assim como no seu preço de desenvolvimento e de manutenção quando se consideram os módulos extra que muitas das vezes são pagos.

Venda de packs de artigos na loja online

Uma das boas características a destacar nestas lojas online é que logo de base permitem a constituição de packs de artigos. Os packs de artigos, são formados por um conjunto de produtos já existentes, os quais formam assim uma unidade que se pode vender por um preço especificado por si. Esta funcionalidade é, do ponto de vista do marketing uma boa característica para promover o aumento das vendas.

A constituição dos packs na zona administrativa é fácil de executar e permite a configuração, tal como qualquer produto dos vários campos associados ao pack, tal como várias imagens para ilustrar o pacote de produtos, descrição, opções de envio, de inventário e de otimização de motores de busca. Quando o pack tem na sua constituição produtos com combinações, apenas se pode incluir no pack combinações especificas. Ou seja os packs não permitem que eles próprios sejam combinações.

Opções de cor cuja a seleção altera a imagem exibida

As lojas online baseadas no PrestaShop têm, tal como o OpenCart e outros sistemas de e-commerce, têm opções ou variantes de produtos, que são pequenos detalhes ou características diferenciadas de um produto. Por exemplo, opções de tamanho, cor, etc. Estas lojas têm logo de base dois aspetos muito apreciados. Um deles é que quando devidamente configurado, a imagem do produto que é exibida muda quando se seleciona uma cor diferente. A outra é que se a opção alterar o valor do produto, esta variação é automaticamente exibida no preço do produto.

As opções de cor podem ter várias imagens associadas. Quando se seleciona uma cor, as imagens alternativas que o cliente pode visualizar são apenas as associadas aquela cor. O sistema de visualização das imagens aumentadas segue o mesmo principio e apenas apresenta as imagens associadas a cor selecionada. Para além destas características existentes na página do produto. Na listas de produtos é exibida a indicação das cores existentes para os artigos que estejam disponíveis em várias cores.

Funcionalidades de SEO

Estas lojas online tem de base algumas funcionalidades em termos de SEO que são superiores ás lojas online de base noutras plataformas. Isto quer dizer que nas outras será necessário uma extensão ou modulo extra para conseguir as mesmas funcionalidades ou até melhores.

Uma das características boas destas lojas online, é que permite visualizar como é que a menção e ligação para a página, produto, categoria, etc. será apresentada na lista de pesquisa do google. Isto por si só não é uma otimização mais eficiente, as outra lojas online também permite definir esses mesmo elementos nas meta tags title e description. Mas é uma característica agradável para o gestor que está a inserir essas informações.

Tal como os outros sistemas de lojas online, estas também permitem a definição de endereços otimizados para os motores de busca (SEO) para vários tipos de paginas, como as páginas dos produtos, as páginas de categorias, e outros tipos de páginas.

Outra característica que merece ser mencionada no âmbito do SEO é que este sistema de lojas online permite a configuração do redireccionamento para a URL canónica.

Importação de dados para a loja online

Esta plataforma de e-commerce permite importar: Categorias; Produtos; Combinações; Clientes; Endereços; Marcas; Fornecedores, a partir de ficheiros: .csv, .xls, .xlsx, .ods, e .ots. O processo de importação não é propriamente muito complicado. A parte mais complicada será preparar os diversos ficheiros com os dados no formato adequado, e cujos campos estão descritos na área de importação de ficheiros, assim como estão disponíveis ficheiros exemplo. Com os ficheiros já preparados, a importação é um processo fácil de executar. Apesar de a preparação dos ficheiros ser um processo trabalhoso, mesmo assim pode-se poupar muito tempo e trabalho relativamente ao processo de usar a zona administrativa do site para inserir todas as informações uma a uma recorrendo ao interface de gestão de cada área.

Elevada disponibilidade de módulos e designs

A quantidade de módulos e temas de apresentação (designs) disponíveis no Marketplace para esta plataforma de e-commerce é enorme. Se existir qualquer coisa que a sua loja online não tenha e que considere necessário ou desejável para o seu negócio quase de certeza que existe algo disponível no Marketplace de addons (módulos e temas) que vai ao encontro do que deseja.

Há que fazer uma ressalva. Apesar da ampla disponibilidade de extras para estas lojas virtuais, o seu custo inicial e por vezes recorrente pode ser significativo.

O acesso ao Marketplace do PrestaShop está disponível na zona de administração da sua loja virtual. O mesmo Marketplace pode ser consultado no seguinte endereço:

  • https://addons.prestashop.com/pt/

Deste modo mesmo que nos contrate um plano com a instalação da loja online PrestaShop incluída fica livre de gerir por si próprio a aquisição dos diversos módulos e temas disponíveis. Também pode claro está recorrer aos nossos serviços de assistência a clientes e adquirir-nos o módulo ou tema, por um pequeno extra adicional, mas com a garantia de que terá algum apoio na sua configuração.

Por ultimo, pode sempre contactar com a ptCommerce para proceder a alterações á programação e apresentação da sua loja online. Com a ptCommerce a sua loja online terá sempre um serviço de apoio que o ajudará a resolver os eventuais problemas e necessidades de melhoria da sua loja virtual.

Um excelente sistema de pesquisas por filtros

A forma como as lojas online baseadas nesta plataforma de e-commerce permitem aos clientes encontrar os artigos que desejam é excelente. Permite ao cliente definir uma serie de critérios que abrangem um leque extenso daquilo que caracteriza os produtos com muita facilidade. O resultado da sua escolha é uma lista de produtos que estão de acordo com o critério definido pelo cliente e apresentada de forma agradável e funcional.

Este sistema de filtros é uma grande mais valia numa loja online a dois níveis: do ponto de vista do cliente oferece uma experiencia de navegação agradável, rápida e eficaz na identificação os produtos desejados; do ponto de vista do gestor da loja este sistema de filtros é muito fácil de manter e tem algumas opções de configuração que permite ao gestor definir alguns aspetos do seu funcionamento. O sistema de filtros de produtos destas lojas online é um dos pontos fortes e eventualmente decisivos na sua adoção.

Um bom sistema de produtos com variantes

As variantes de um produto, que no caso da plataforma de e-commerce PrestaShop são denominadas de combinações, São produtos que podem ser vendidos com pequenas diferenças de características, como cor,  tamanho, memória disponível, e outros pormenores que os clientes podem escolher na página do produto, antes de o colocar no carrinho. Todas as lojas online que a ptCommerce usa nos seus projetos têm este tipo de variantes, ou opções, como também são conhecidas noutras plataformas de e-commerce que a ptCommerce também utiliza.

No entanto, o sistema de produtos com variantes das lojas online em PrestaShop merece um destaque especial, pois a sua versatilidade é notável. Não só se pode atribuir imagens exclusivas ás diversas combinações, como também se pode configurar o seu impacto no preço, no peso, e referencias especificas para cada combinação. Incluindo os códigos de barras EAN, UPC, e outros códigos como o ISBN (usados nos livros) e o código MPN. Cada combinação tem também os seus próprios campos de inventário. Se pretende um bom controlo sobre as combinações este poderá ser um fator decisivo para optar pelo nosso plano com uma loja online desta plataforma de e-commerce.

Gama ampla e versátil de configurações da loja online

A gestão normal destas lojas online pode ser fácil de fazer, mais que não seja porque o seu interface de utilizador é bastante agradável e intuitivo. No entanto, essa facilidade não implica que o leque de opções de configuração seja reduzido. Uma loja online que só tenha o que está pré incluído sistema de base já tem um leque considerável de configurações disponíveis, com as quais se consegue controlar o funcionamento da loja online de uma forma que pode satisfazer a maior parte dos negócios que estabelecem plataformas de comércio eletrónico na web.

Como um mero exemplo, só na área de configuração geral dos parâmetros básicos da loja online, existem 15 elementos que é possível configurar. que vão desde colocação da loja online em manutenção e a definição da respetiva mensagem exibida aos visitantes e clientes, a definição do método e tipo de arredondamento.

Na configuração geral dos produtos, também disponível nos parâmetros básicos da loja online, existem cerca de 24 configurações que permitem definir o comportamento geral e global dos produtos. Muitos destas configurações podem ser personalizadas produto a produto.

Existem mais áreas que podem ser configuradas, com destaque para os métodos de pagamento e métodos de expedição disponíveis para seleção pelos clientes aquando do processo de encomenda. Outro destaque vai para a configuração dos vários módulos pré-instalados de base na loja online. Estes módulos destinam-se á implementação de diversas funcionalidades na loja online, quer do ponto de vista do cliente quer do ponto de vista do administrador da loja virtual.

Esta breve resenha não cobriu todas as possibilidades de configuração deste sistema de e-commerce, e as possibilidades podem ainda ser aumentadas com a aquisição de módulos extra que acrescentam mais funcionalidades, muitas delas configuráveis á sua loja virtual.

Plataforma de e-commerce em open source

Existem várias vantagens em optar por ter a sua loja online numa plataforma de e-commerce em open source, ou código aberto. Das várias vantagens vamos limitar-nos a enunciar apenas três. A primeira vantagem é que o software em si é grátis e pode ser obtido no seguinte endereço: 

  • https://www.prestashop.com/pt

A ptCommerce nos seus planos de e-commerce que incluem a instalação desta loja online, acrescenta valor e facilita-lhe a criação da sua loja online. Além disso terá desde o inicio uma relação com uma empresa com mais de 15 anos de experiência na área e lhe pode prestar aconselhamento, apoio á operação e promoção da sua loja online e qualquer tipo de assistência técnica que possa necessitar.

A segunda das quais é que o proprietário com conhecimentos de programação ou qualquer programador pode efetuar alterações ao software que serve como base da sua loja online. Pode alterar funcionalidades e o aspeto sem ficar dependente de uma única empresa.

Por último, como são sistemas abertos á comunidade de programadores e web designers a existência de módulos  que aumentam as funcionalidades e temas de apresentação é grande e abrange e suprime quase todas as necessidades.

Pontos fracos das lojas online PrestaShop

De seguida enunciamos quais são os pontos fracos das lojas online elaboradas com base no PrestaShop. Não será dada muita atenção ás funcionalidades não disponíveis de base nesta plataforma de e-commerce pois estas estão disponíveis enquanto módulos extra. mas deixando claro que regra geral são pagos.

Falta de escalabilidade

As lojas online com base nesta plataforma de e-commerce não são apropriadas para negócios com um grande numero de itens online, nem um grande volume de trafego. Nestes casos existe uma grande degradação da performance. Deste modo apenas são recomendadas para pequenos ou médios negócios considerando a relação entre os dois fatores enunciados acima.

Custos iniciais, de operação e manutenção

Um dos pontos fortes é a alta disponibilidade de módulos e temas. Este é de facto um facto importante. No entanto o custo de aquisição dos módulos e temas face a outros sistemas de e-commerce é superior e por vezes implicam um pagamento recorrente. A falta de escalabilidade pode implicar a contratação de um servidor não partilhado de modo a que a performance do site não sofra degradação significativa. Por ultimo, também os custos de manutenção em termos técnicos, programação e web design quando necessita de alterações é mais elevado.

Contacte-nos para ter a sua loja online com a ptCommerce

Pode optar por criar a sua loja online com a ptCommerce de três formas:

Optar pelo modelo base sem qualquer extra no inicio. Opção mais económica. Mais tarde pode melhorar a sua loja virtual de acordo com as suas necessidades e disponibilidade. Esta opção pode ser efetuada diretamente no site da ptCommerce, mas aconselhamos um contacto prévio.

Optar pelo modelo base mas incluindo e inicio já algumas melhorias no design (aspeto), ou nas funcionalidades.  Mantendo a possibilidade de melhorar mais tarde a sua loja virtual. Esta opção implica um contacto prévio para nos informar das características que já definiu para a sua loja online.

Optar pelo desenvolvimento de uma solução personalizada com base num modelo, escolhido por si, com o aspeto e funcionalidades já próximas do que deseja, e que pode ser modificado de modo a melhor se adaptar ás suas necessidades. O serviço de apoio á configuração inicial já está incluído na ultima opção. Enquanto serviço personalizado de criação de uma loja online á sua medida esta opção implica um contacto prévio para nos informar das características que já definiu para o seu projeto de e-commerce.

A sua loja online a partir de 150€ (+IVA)

Três opções á sua escolha

O valor indicado inclui todos os serviços necessários ao funcionamento durante o primeiro ano. Nos anos seguintes, em qualquer das opções, é devido pelo menos o valor exibido acima, correspondente ao servidor partilhado, acrescido do valor de renovação do domínio cujo registo caso este tenha sido oferecido no primeiro ano. O valor da renovação do domínio não é muito elevado e depende da hierarquia. O valor da renovação de cada domínio pode ser consultado na página dos domínios.

Pode optar por criar a sua loja online com a ptCommerce  das três formas que enunciamos, aconselhamos que entre em contacte connosco antes de tomar uma decisão.

Nas duas primeiras opções pode optar por subscrever um plano com oferta do serviço de apoio à configuração inicial, em o acompanharemos no processo de configuração da loja ás suas necessidades dentro do limite imposto pelas  funcionalidades existentes nessa opção. Também pode adquirir este serviço em separado, caso o plano escolhido não tenha a oferta do serviço.

Este apoio inclui criação de algumas marcas, categorias e produtos para conhecer esses processos e com base nos exemplos construir o seu catálogo de produtos. Para o apoiarmos nesta fase inicial de configuração e criação de exemplos do catálogo de produtos, implica que tenha disponíveis os elementos necessários á sua execução, tais como imagens e textos para todos os itens que serão criados como exemplos, e para substituição dos que existem na página inicial.

Solução de loja online em PrestaShop

Clique aqui conhecer os planos de e-commerce da ptCommerce para lojas virtuais

Na secção dos pontos fortes e pontos fracos são exibidas imagens que correspondem a exemplos de modelos de apresentação disponíveis para criar lojas online neste sistema de e-commerce.

A marca PrestaShop é uma marca registada propriedade da PrestaShop, SA. A ptCommerce não tem qualquer ligação ou direitos sobre a marca. É referida no âmbito da transparência devida ao cliente.