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As questões mais frequentes. Respondidas para o esclarecer.

Nesta página encontra um resumo das questões que os nossos clientes, ou potenciais clientes nos colocam com alguma frequência. Este área é também vulgarmente chamada de FAQ (do inglês frequently asked questions). Deve consultar esta área antes de nos contactar, porque a resposta á sua questão pode já estar disponível aqui. Por vezes quando somos contactados, também remetemos para alguma destas questões frequentes, pois será a forma mais fácil de ajudar o cliente a obter a informação necessária.

Pode encontrar mais informação relevante sobre o comércio eletrónico nos artigos sobre e-commerce e web-marketing. Incluem informações sobre lojas online, ou lojas virtuais, SEO e boas práticas nos negócios digitais.

Questões sobre procedimentos comerciais ou administrativos

Questões mais frequentes na interação com a Interwave, Lda, que é a proprietária da marca ptCommerce, e que esclarecem sobre alguns procedimentos existentes.

Processamento das encomendas efetuadas online

Após a confirmação da encomenda pelo cliente, aguardaremos pelo pagamento do valor total da encomenda.

Quando o pagamento da encomenda for efetuado ela será processada de modo a ser satisfeita.

No caso de encomendas que incluam lojas online, serviços de alojamento ou registo de domínios que são objeto de pagamentos recursivos:

  • Procedemos à abertura de uma conta de cliente no nosso gestor de clientes (caso não seja já nosso cliente) e receberá um email a confirmar esse registo.
  • Procedemos ao registo dos vários serviços que estejam contidos na encomenda efetuada, e receberá um email com um pedido de pagamento.
  • Após o efetuar o pagamento procedemos à confirmação do pagamento dessa encomenda, e receberá um e-mail confirmado que a encomenda foi paga.
  • Consoante os serviços encomendados receberá também os seguintes emails:
  • Serviço de alojamento, recebe um email com os dados para aceder ao painel de controlo do alojamento, onde pode por ex: configurar as contas de email para o domínio
  • Loja online, ou website WordPress, recebe um email com os dados para aceder à zona de administração da suas loja online, ou website.

No caso de encomendas de módulos ou extensões ou qualquer outro tipo de serviço que seja pago apenas uma vez, este será executado, após o pagamento e o cliente será informado por email aquando da conclusão.

Pagamentos dos serviços

Dependendo dos serviços, os pagamentos podem ser únicos ou periódicos, eventualmente com diversas periodicidades. Normalmente anuais.

No caso dos pagamentos periódicos serão enviados mensagens de e-mail a avisar que se aproxima a necessidade de renovação do serviço, e com isso o dever de efetuar o respetivo pagamento.

No caso dos pagamentos únicos, ou seja, que só são efetuados uma vez, eles podem ser incluídos no primeiro pagamento periódico. Por exemplo a execução de uma alteração especifica á loja online ou website que tiver adquirido. Ou no caso de projetos maiores podem ser fracionados, normalmente em duas vezes de 50% do valor cada uma. A primeira na altura da adjudicação a outra na entrega.

Aceitamos os seguintes métodos de pagamento:

  • Pagamento por transferência bancária;
  • Pagamento por referência multibanco;
  • Pagamento por PayPal;

Em alguns pagamentos de baixo valor nem todos os métodos estão disponíveis, um único método sempre disponível é o pagamento por transferência bancária.

 

Questões sobre websites e lojas online

Questões mais frequentes sobre a criação, configuração e gestão de lojas online e websites

É fácil criar, configurar e gerir uma loja online?

Com os nossos planos de e-commerce e o serviço de apoio a configuração inicial é fácil criar, configurar e aprender a gerir uma loja online adequada ao seu negócio.

Com os nossos serviços premium de criação de lojas online personalizadas a facilidade e adequação ainda é maior pois o tempo dedicado ao seu projeto é substancialmente maior.

É fácil criar, configurar e gerir um website?

Com os nossos planos de website WordPress modelo e o serviço de apoio a configuração inicial é fácil criar, configurar e aprender a gerir um website adequado ás suas necessidades.

Com os nossos serviços premium de criação de Websites personalizados a facilidade e adequação ainda é maior pois o tempo dedicado ao seu projeto é substancialmente maior.

Web Marketing, SEO e sucesso dos projetos comerciais na web

Questões mais frequentes sobre web marketing, promoção do seu website ou loja online na internet, aumento de visitantes e SEO

Como aparecer na 1ª página do google para as pesquisas importantes para o meu negócio

Não é nada fácil aparecer na primeira página do Google. A primeira página dos resultados de pesquisa no Google tem poucos lugares, e o seu negócio tem muito mais concorrentes. Sem recorrer a serviços profissionais será muito difícil que consiga chegar á primeira página para expressões de pesquisa muito competitivas. No entanto, com muito trabalho bem estruturado, e com base nas inúmeras dicas existentes na web é possível que depois de muito tempo consiga aparecer na primeira página.

O sucesso de um website não se pode avaliar em poucos meses. Até porque a antiguidade também é um critério de sequenciação (ranking) nos motores de busca.

Também pode recorrer aos nossos serviços de SEO e gestão de publicidade para melhorar o seu posicionamento no Google.

Quanto tempo demora para que a minha loja online fique visível no Google.

Pode demorar de alguns dias a algumas semanas, visite o Google Search Console para obter mais informações sobre como informar o google sobre o sua loja online ou website.

Tenha em atenção que esta visibilidade é entendida apenas para expressões distintivas e exclusivas da sua loja online, tais como o seu nome.

Para aparecer nos resultados das pesquisas de expressões muito competitivas o tempo será muito maior e dependente de uma aprendizagem e trabalho árduo sobre SEO, ou da contratação de um serviço SEO especializado.

cPanel - Painel de controlo da conta de alojamento no servidor internet

Questões mais frequentes na utilização dos recursos da sua conta no servidor, como criação de contas de e-mail, acesso ao webmail, acesso á base de dados, aos logs (registos) do servidor, escolha da versão do PHP, etc

Introdução ao cPanel

o cPanel é o painel de controlo em que pode administrar os recursos da sua conta no servidor. Está dividido em várias que cobrem os recursos que pode gerir.

  • Gestão dos ficheiros que tem no servidor
  • Gestão dos domínios associados á conta e á sua configuração
  • Gestão das configurações de software, como por exemplo a versão do PHP
  • Gestão das contas de email, redireccionamentos, respostas automáticas, etc.
  • Gestão e criação de bases de dados MySQL e acesso ao seu conteúdo
  • Gestão de tarefas agendadas, páginas de erro, e outros aspetos do servidor.
  • Acesso á visualização e dos registos de visitas, de erros e outros registos
  • Gestão de configurações ligadas com a segurança da sua conta no servidor
  • Gestão das preferências do interface do cPanel

A foram como estas várias áreas são apresentadas varia consoante o modelo de apresentação escolhido, na imagem abaixo, com todas as áreas visíveis apenas no modo de cabeçalho.

Normalmente todas essas áreas são exibidas no modo expandido, ou caso estejam minimizadas, abrem-se quando clica no respetivo ícone á direita, exibindo então as opções dessa área, conforme está visível na imagem abaixo.

As outras áreas quando abertas, apresentam as opções relevantes para os recursos que pode configurar ou gerir nessas áreas.

Como aceder ao painel de controlo cPanel

O painel de controlo da sua conta no servidor e pode ser usado para gerir os recursos que tem disponíveis, como por exemplo contas de correio electrónico (e-mail).

Para aceder ao seu cPanel deve colocar o seguinte endereço na barra de endereços, substituindo a parte “dominio.tld” pelo nome do seu dominio:

cpanel.dominio.tld ou https://cpanel.dominio.tld

Será exibido um ecrã de login onde deve fornecer as suas credenciais, ou seja o nome de utilizador e a senha.

Se não souber as sua senha (password), pode recupera-la conforme descrito na questão “Alterar password de acesso ao cPanel.

Alterar password de acesso ao cPanel

Para alterar a senha de acesso ao painel de controlo do alojamento cPanel, a partir da sua área de gestão em http://www.ptcommerce.pt/web. Esta área de gestão está também disponível no botão do lado superior direito do cabeçalho.

Siga os seguintes passos após entrar na sua área:

  1. Clique na opção “Serviços” no menu de topo
  2. Escolha “os meus serviços”
  3. Clique no botão “ver detalhes” do alojamento que pretende alterar
  4. Aqui pode ver o login (nome) e a presente Senha, seguidamente escolha a pasta “mudar senha”

De notar que esta alteração irá alterar igualmente a password de acesso FTP principal, no qual o login corresponde ao nome e a senha será a que escolher

Caso encontre alguma dificuldade contacte connosco para o podermos ajudar.

Como aceder ao webmail

Pode consultar, enviar, eliminar, em suma gerir o seu email sem ter um cliente de email instalado no seu computador, porque tem um serviço de webmail á sua disposição.

Também pode aceder ao serviço de webmail para obter a configuração para aplicar no seu cliente de email local, como por exemplo o Outlook.

Para aceder ao webmail de uma conta de e-mail especifica deve colocar o seguinte endereço na barra de endereços, substituindo a parte “dominio.tld” pelo nome do seu dominio:

webmail.dominio.tld ou dominio.tld/webmail

Será exibido um ecrã de login onde deve fornecer as suas credenciais, ou seja no caso do webmail deve inserir o endereço de email e a respetiva senha.

 

As contas de email podem ser criadas na área apropriada do cPanel, e caso não se lembrar da sua senha, pode redefinir a senha para essa conta de e-mail também no cPanel.

Caso não saiba a sua senha, e faça várias tentativas a ver se acerta, é provavel que o seu endereço IP fique bloqueado pois o sistema de segurança do servidor atua no sentido de proteger o seu email de ataques de força bruta (ataques que vão tentando experimentar várias senhas até acertar)

Como configurar o meu cliente de email

Para configurar o seu cliente de email no seu computador local, necessita de algumas informações, como por exemplo o servidor de envio (SMTP) e a suas configurações , e o servidor de receção (POP3), e a senha de acesso, entre outras coisas.

Todas essas informações podem ser obtidas das seguintes formas:

  • No cPanel, na área de gestão da conta de e-mail, em Connect Devices;
  • No webmail, na área inicial logo após o primeiro login, veja a zona identificada pelo titulo Set up email on your device;
  • dentro de um cliente de webmail que escolha após o login na mensagem de e-mail que lhe foi enviada;

Abaixo está uma imagem com o exemplo do que vai encontrar se escolher ir pelo cPanel, na área de gestão da respetiva conta de email, onde está disponível uma ligação chamada “Connect Devices” na qual deve clicar para aceder às informações de configuração do cliente de email.

Os outros dois métodos indicados acabam por conduzir a informações de configuração semelhantes.

Como enviar e ir buscar ficheiros por FTP

Antes de abordar o envio de ficheiros por FTP, que é um acrónimo de File Transfer Protocol, aproveitamos para informar que é possível enviar, editar, e apagar ficheiros no gestor de ficheiros que existe no cPanel.

No caso de envio de ficheiros, ou gestão dos ficheiros por FTP, tem de ter instalado no seu computador um software cliente de FTP, como por exemplo o FileZilla ou WinSCP. Neste caso vamos descrever o processo para enviar ficheiros por ftp utilizando o FileZilla.

Se não tiver o FileZilla a primeira coisa a fazer é fazer o download do FileZilla instalar no seu computador.

https://filezilla-project.org/

Já com cliente de FTP instalado pode configurar o acesso á sua conta no servidor por FTP

Este processo pressupõem que sabe o seguinte:

  • O endereço do servidor de ftp a usar, normalmente é o seu nome de dominio
  • o nome de utilizador de FTP e a respetiva senha, normalmente é o nome de utilizador do cPanel e a respetiva senha
  • Criar uma conexão em ficheiro->gestor de Sítios
    Protocolo: FTP
    Encriptação: Usar apenas FTP simples
    Configurações para Transferências -> Limitar o numero de ligações simultâneas -> 8
    Retire o passive mode, se estiver a utilizar o Filezilla.

Após o login bem sucedido terá acesso aos ficheiros que estão no servidor.

Vamos detalhar melhor o processo com uma breve apresentação do interface do cliente de FTP, que está exibido na imagem abaixo.

Do lado esquerdo tem disponível as pastas e os ficheiros no seu computador Do lado direito tem disponível as pastas e ficheiros no servidor.

Por cima e por baixo destas áreas tem duas outras, na de cima visualiza os comandos enviados para o servidor e as respostas, na de baixo tem a fila de ficheiros a transferir. Em cima tem uma área que lhe permite indicar o servidor, o seu utilizador e a respetiva palavra passe, e um botão para efetuar a ligação. Normalmente pode deixar as outras caixas em branco.

Logo por cima dessa área existe uma área de ferramentas, a qual tem no 1º icone á direita o acesso á gestão de uma lista de contas de FTP a qual pode acrescentar as ligações que pretender, para facilitar futuras ligações.

Nesta situação a primeira coisa a fazer é definir o servidor a usar, neste caso vamos usar a área que permite indicar de imediato o servidor, o utilizador e a password e fazer a ligação clicando no botão para se ligar.

Se não existiu nenhum erro, o servidor responde e devolve-lhe os ficheiros e as pastas na raiz do seu alojamento.

O sitio (pasta) para onde enviar o ficheiro, ou ir buscar o ficheiro depende exatamente do que pretende fazer.

Regra geral e sem outro critério definido, o sitio para onde deve copiar os ficheiros para ficarem disponíveis na internet é para a pasta na pasta public_html, ou uma sub pasta desta.

No entanto dependendo do propósito poderá ter de ser enviado ou recolhido de outra pasta qualquer. Se for por exemplo substituir um ficheiro existente, deve enviar para a mesma pasta onde está o ficheiro a substituir

Quando estiver na pasta do servidor para onde pretende enviar os ficheiros, escolha do lado direito quais os ficheiros e pastas que quer transferir e arraste-as para a zona ou pasta respetiva do lado direito.

O filezilla começa a enviar os ficheiros e se existir já algum ficheiro com o mesmo nome, pode aparecer-lhe uma janela onde terá que escolher alguma opção.

Nesta janela escolha a opção Overwrite se quiser substituir o ficheiro que já lá está, ou Skip, se não o quiser substituir pela versão que está a enviar. Por baixo tem uma opção para não perguntar mais a questão durante a sessão de ftp.

Quando a lista de ficheiros a transferir apresentada abaixo estiver vazia é porque todos os ficheiros foram transferidos.