Login

Artigos sobre a importância das redes sociais no web marketing e e-commerce. Não só captação direta de visitantes mas pela sua importância para o SEO

Como obter mais visitantes na sua loja online ?

Como obter mais visitantes na sua loja online ?

Vamos dar-lhe indicações importantes para responder á questão: Como obter mais visitantes na sua loja online ?

Mesmo com uma loja online feita com uma boa plataforma de e-commerce, que seja fácil de utilizar e de manter uma loja online é uma tarefa que ocupa bastante tempo, no qual o numero de produtos é um fator importante, mas não é o único.

Naturalmente procura-se o melhor retorno para os recursos dispêndios dai ser pertinente pensar e planear como otimizar os resultados do projeto de e-commerce e sem visitantes não há negócio.

Um bom principio é ter a sua loja online indexada no google. Para submeter a sua loja no google pode usar o seguinte endereço: https://www.google.com/webmasters/tools/submit-url

Não esquecer que uma loja online sem visitas é uma loja que não vende, por isso é essencial conseguir que encontrem a sua loja e a visitem.

 

Como conseguir visitantes à sua loja online?

Existem várias formas de responder a esta questão, das mais tradicionais até às mais avançadas, que se enquadram nos seguintes tipos:

  • Publicidade do endereço (domínio) nos meios tradicionais;
  • Publicidade do endereço efetuando e-mails de massa;
  • Participação nas redes sociais e fóruns temáticos;
  • Otimização para os motores de pesquisa (SEO);
  • Anúncios online nos motores de busca como por exemplo o adwords do Google;
  • Presença em agregadores como os comparadores de preços;

No primeiro caso difunde-se o endereço pelo maior número de pessoas, recorrendo a folhetos, anúncios na rádio, etc. Com esse endereço as pessoas podem ou não visitar o seu site.

Efetuar e-mails de massa para endereços de correio eletrónico sem serem solicitados é uma prática não aconselhada. Classificada como SPAM é considerada por muitos eticamente reprovável.

A participação nas redes sociais e fóruns temáticos é uma boa forma de dar a conhecer a sua loja online. Nestas comunidades pode e deve ir divulgando o endereço da sua loja virtual ao mesmo tempo que participa nessa comunidade.

A otimização para os motores de pesquisa, normalmente conhecida por SEO (search engine optimization) é outra das formas possíveis. As pesquisas efetuadas na net, por exemplo no Google podem trazer visitantes à sua loja online.

A otimização para os motores de busca (SEO) deve ser efetuada a vários níveis:

  • Otimização do conteúdo
  • Otimização da estrutura da página
  • Otimização dos parceiros

Por último o serviço de publicidade Google Ads  (adWords) é uma também uma boa aposta a fazer. Mesmo com orçamentos limitados é possível trazer alguns potenciais clientes à sua loja online.

A estratégia que aconselhamos é abordar principalmente as seguintes vertentes:

  • Publicidade do endereço (domínio) nos meios tradicionais
  • Participação nas redes sociais e fóruns temáticos
  • A otimização para os motores de busca (SEO)
  • Anúncios online como por exemplo o Google Ads

O maior ou menor enfase em cada uma das vertentes depende da disponibilidade dos recursos. No entanto numa fase inicial, em que o esforço efetuado em outras vertentes ainda não é suficiente para produzir resultados é recomendável optar também pelos anúncios online, mesmo com um orçamento moderado. A participação nas redes sociais e fóruns temáticos têm um efeito de sinergia com a otimização para os motores de busca, pelo que para melhores resultados devem ser efetuados em conjunto.

Tenha em atenção que os resultados não são imediatos e pode demorar alguns meses de esforço para conseguir o fluxo de visitantes desejado.