
Como obter mais visitantes na sua loja online ?
Vamos dar-lhe indicações importantes para responder á questão: Como obter mais visitantes na sua loja online ?
Mesmo com uma loja online feita com uma boa plataforma de e-commerce, que seja fácil de utilizar e de manter uma loja online é uma tarefa que ocupa bastante tempo, no qual o numero de produtos é um fator importante, mas não é o único.
Naturalmente procura-se o melhor retorno para os recursos dispêndios dai ser pertinente pensar e planear como otimizar os resultados do projeto de e-commerce e sem visitantes não há negócio.
Um bom principio é ter a sua loja online indexada no google. Para submeter a sua loja no google pode usar o seguinte endereço: https://www.google.com/webmasters/tools/submit-url
Não esquecer que uma loja online sem visitas é uma loja que não vende, por isso é essencial conseguir que encontrem a sua loja e a visitem.
Como conseguir visitantes à sua loja online?
Existem várias formas de responder a esta questão, das mais tradicionais até às mais avançadas, que se enquadram nos seguintes tipos:
- Publicidade do endereço (domínio) nos meios tradicionais;
- Publicidade do endereço efetuando e-mails de massa;
- Participação nas redes sociais e fóruns temáticos;
- Otimização para os motores de pesquisa (SEO);
- Anúncios online nos motores de busca como por exemplo o adwords do Google;
- Presença em agregadores como os comparadores de preços;
No primeiro caso difunde-se o endereço pelo maior número de pessoas, recorrendo a folhetos, anúncios na rádio, etc. Com esse endereço as pessoas podem ou não visitar o seu site.
Efetuar e-mails de massa para endereços de correio eletrónico sem serem solicitados é uma prática não aconselhada. Classificada como SPAM é considerada por muitos eticamente reprovável.
A participação nas redes sociais e fóruns temáticos é uma boa forma de dar a conhecer a sua loja online. Nestas comunidades pode e deve ir divulgando o endereço da sua loja virtual ao mesmo tempo que participa nessa comunidade.
A otimização para os motores de pesquisa, normalmente conhecida por SEO (search engine optimization) é outra das formas possíveis. As pesquisas efetuadas na net, por exemplo no Google podem trazer visitantes à sua loja online.
A otimização para os motores de busca (SEO) deve ser efetuada a vários níveis:
- Otimização do conteúdo
- Otimização da estrutura da página
- Otimização dos parceiros
Por último o serviço de publicidade Google Ads (adWords) é uma também uma boa aposta a fazer. Mesmo com orçamentos limitados é possível trazer alguns potenciais clientes à sua loja online.
A estratégia que aconselhamos é abordar principalmente as seguintes vertentes:
- Publicidade do endereço (domínio) nos meios tradicionais
- Participação nas redes sociais e fóruns temáticos
- A otimização para os motores de busca (SEO)
- Anúncios online como por exemplo o Google Ads
O maior ou menor enfase em cada uma das vertentes depende da disponibilidade dos recursos. No entanto numa fase inicial, em que o esforço efetuado em outras vertentes ainda não é suficiente para produzir resultados é recomendável optar também pelos anúncios online, mesmo com um orçamento moderado. A participação nas redes sociais e fóruns temáticos têm um efeito de sinergia com a otimização para os motores de busca, pelo que para melhores resultados devem ser efetuados em conjunto.
Tenha em atenção que os resultados não são imediatos e pode demorar alguns meses de esforço para conseguir o fluxo de visitantes desejado.