Login

Introdução 

Este guia de iniciação pretende conduzi-lo  rapidamente ao longo do processo de configuração inicial da sua nova plataforma de comércio electrónico e abordar a gestão normal do sistema.

A zona de administração é uma área privada a que só pode aceder pessoas que se autentiquem com o nome e a senha correcta.

Na interacção de gestão da plataforma de ecommerce vai encontrar os seguintes elementos que são fundamentais para a navegação e concretização das configurações e alterações:

  • Menu principal no cabeçalho onde pode selecionar a área de trabalho onde pretende consultar ou alterar elementos
  • Listagens onde se encontram os acessos aos elementos que se podem consultar ou alterar dentro dessa área de trabalho
  • Formulários, uns mais simples, outros mais complexos em que pode consultar e alterar as informações ou configurações que entender

 

Aceder à zona administrativa

Para aceder à zona de gestão deve apontar o navegador para o endereço da sua loja seguido de ?/admin/?. Por exemplo: http://www.asualojaonline.com/admin/

Nessa página deve inserir a sua identidade, ou utilizador, e a respectiva senha.

Estas informações foram-lhe enviadas no email em foi notificado da instalação,

Após se ter autenticado será redirecionado para o painel principal da plataforma de ecommerce. Neste painel pode ter acesso a uma visão geral do sistema e às ultimas encomendas registadas.

Na zona superior existe um menu, o menu a que nos referir-mos como menu principal. O menu principal tem as seguintes entradas principais:

  • Painel
  • Catalogo
  • Extensões
  • Vendas
  • Sistema
  • Relatórios

Estas opções agrupam em si as várias áreas de gestão, que se revelam à passagem do rato, e podem ser usadas para controlar a sua loja online.

Neste documento vamos definir como convenção que este ménu é referido da seguinte forma:

Para nos referirmos a passar o rato sobre a opção sistema do menu principal, e no sub-menu que abre escolher a opção utilizadores, que por sua vez abre um sub-menu de onde devemos escolher a opção Grupos de utilizadores, simplesmente usaremos a seguinte expressão:

 

MENU > [Sistema / Utilizadores / Grupos de utilizadores]

 

A partir deste momento iremos visitar apenas algumas dessas áreas,  para efectuar as alterações que entender serem necessárias. Esta é apenas uma das ordens possiveis de configuração. Nesta documento procura-se apresentar apenas aquelas áreas que são as mais importantes para uma mais rápida visualização de como fica o seu catálogo, deixando de lado outras áreas que são abordadas no guia geral.

 

Gestão de idiomas

MENU > [Sistema / Localização / Idiomas]

Deve escolher que idiomas pretende manter a sua loja online. De base a plataforma de e-commerce contempla o português e inglês. Se não pretende apresentar os seus artigos com o idioma inglês, pois terá de inserir todas as traduções para o artigo, sugerimos que elimine o idioma inglês.

 

Gestão de moedas

MENU > [Sistema / Localização / Moedas]

Deve escolher que moedas pretende manter a sua loja online. De base a plataforma de e-commerce contempla o euro, o dolar e a libra. Se apenas pretende apresentar os seus artigos em Euros sugerimos que elimine as outras moedas.

 

Gestão de regiões geográficas

MENU > [Sistema / Localização / Regiões geográficas]

As regiões geográficas são o componente de interligação principal do sistema de zonas geográficas com o resto dos sistemas da plataforma que a ele recorrem no processamento das operações e interacção com os clientes, nomeadamente no calculo dos custos de entrega e nos impostos aplicados.

 

Gestão das taxas dos impostos

MENU > [Sistema / Localização / Taxas e Impostos / Taxas dos impostos]

As taxas de impostos interligam-se com as classes de impostos que podem ser atribuidas aos artigos, para efeitos do calculo do total do preço pago pelo artigo. Os impostos podem ser definidos em percentagem ou em taxa fixa, que será a base para o calculo do valor do imposto e aplicados com esse calculo à zona geografica indicada. Nesta área é também possivel definir quais dos vários tipos de clientes visualiza o preço com esta taxa de imposto ou não.

 

Gestão das classes de impostos

MENU > [Sistema / Localização / Taxas e Impostos / Classes de impostos]

As classes de imposto que podem ser atribuidas a cada um dos artigos, fazem uso das taxas de imposto existentes no sistema fundamentais para o calculo dos preços a exibir e cobrar aos clientes.

 

Gestão dos banners

MENU > [Sistema / Apresentação / Gráficos (banners)]

Os banners são imagens que ao serem agregadas a alguns módulos podem ser inseridas em áreas pré-definidas das páginas visualizadas pelos clientes e visitantes na loja online, a interacção dos vários sistemas e módulos com os esquemas permitem regras de apresentação complexas.

 

Gestão das informações ou páginas informativas

MENU > [Catalogo / Informação]

Todos os sistemas de informação disponiveis em redes publicas para interacção com os utilizadores devem ter por imposição legal informações especificas sobre a entidade responsavel pela exploração do sistema, sobre os termos de privacidade e utilização do sistema, e, caso seja uma loja virtual, sobre as condições gerais de venda. A plataforma vem pré configurada com conteúdo que é irrelevante e cada um deles deverá ser alterado para algo que sirva as vossas necessidades.

 

Gestão das configurações gerais das lojas online

MENU > [Sistema / Configurações]

Nesta fase estaremos em condições de abordar as configurações das lojas online existentes na sua plataforma de comércio electrónico. Existem configurações que são partilhadas por todas as lojas do sistema, como por exemplo os módulos. No entanto existem também uma serie de configurações que podem ser personalizadas por cada loja online.

 

Depois de escolher a loja online que pretende configurar ou reconfigurar, será apresentado um formulário de configuração com os seguintes separadores que agrupam as configurações em conjuntos que se presumem coerentes.

  • Geral, com indicações sobre a organização responsavel pela loja online
  • Loja, onde pode indicar um titulo e uma descrição para os motores de busca da página principal da loja online, assim como escolher o tema (template ou estilo de apresentação)
  • Localização, onde deve alterar pelo menos o campo do districto para corresponder a sua localização
  • Opções, onde se concentram um grande número de configurações distribuidas pelos seguintes grupos:
    • Itens
    • Artigos
    • Vales de presente
    • Taxas
    • Encomendas
    • Inventário
    • Afiliados
    • Devoluções
    • Imagens, onde deve enviar e selecionar o logotipo que pretende ter na sua loja.
  • Correio, onde pode activar o email de alerta de encomenda na loja online
  • Servidor, onde pode configurar a loja de modo a ficar em modo de manutenção

 

Configuração das formas de envio ou entrega

MENU > [Extensões / Formas de envio]

Regra geral, quando um cliente compra um artigo, e esse artigo não é digital, nem representa um serviço a ser prestado, ele tem de ser fisicamente entregue, normalmente é expedido para a morada indicada pelo cliente na encomenda, ou caso desejado levantado na loja pelo cliente. O sistema inclui os métodos básicos para calcular custos de expedição e inclui-los no valor total da encomenda a pagar pelo cliente.

Formas de envio pré-existentes:

  • Taxa fixa
  • Entrega gratuita
  • Calculo por item
  • Levantar na loja
  • Calculo por peso

 

Configuração das formas de pagamento

MENU > [Extensões / Formas de pagamento]

Regra geral, quando um cliente compra um artigo tem de pagar por ele. Por isso é necessário configurar que meios de pagamento os clientes podem escolher para pagar as suas compras.

Formas de pagamento pré-existentes:

  • Transferência bancária
  • Cheque ou vale postal
  • Pagamento na entrega
  • Paypal Standart

 

Gestão des marcas

MENU > [Catalogo / Marcas]

As marcas permitem ao cliente visualizar uma listagem de todos os artigos em catalogo da marca selecionada. Podem ter um logotipo e um url amigavel atribuido.

 

Gestão das categorias

MENU > [Catalogo / Categorias]

As categorias são a principal forma de navegação na estrutura da loja online e permitem, regra geral (depende do tema estilistico), visualizar uma listagem de todas as sub categorias seguida de uma listagem de todos os artigos em catalogo, da categoria selecionada.

 

Gestão de artigos

MENU > [Catalogo / Artigos]

Abordamos agora a gestão de artigos, o elemento central de qualquer catalogo comercial online. A gestão dos artigos é relativamente simples e ao longo deste guia de configuração inicial foi adquirindo as competências necessárias para fazer da gestão de artigos uma tarefa facil, se bem que trabalhosa.

Do ponto de vista do cliente, até á sua colocação no carrinho, os artigos são o objecto da sua pesquisa e atenção, por isso, a acessibilidade à ficha de cada artigo é um aspecto importante e está contemplado pelo menos nas listagens e nos módulos. Pode configurar para cada um dos seus artigos a presença em uma ou pais categorias, o artigo pode pertencer a uma marca, ter um preço e uma imagem base, além de mais uma serie de propriedades que lhe permitem configurar a informação disponivel sobre o artigo e a forma como o artigo se comporta na interacção com outros sistemas na plataforma de e-commerce.

 

Cópias de segurança dos dados

MENU > [Sistema / Cópias de segurança]

A qualquer momento pode efectuar uma cópia de segurança da base de dados da sua plataforma de ecommerce. Guardando assim todos os dados existentes na base de dados sobre as lojas online que tiver configuradas.  Também pode a qualquer momento repor uma cópia de segurança guardada no seu computador.